Saiba tudo sobre o cálcio e os benefícios para sua saúde

Share

CálcioOs minerais, compostos de metais e outros compostos inorgânicos são essenciais para as funções corporais tanto quanto as vitaminas. Eles ajudam na formação dos nossos corpos e no bom funcionamento do nosso sistema corpóreo. O cálcio é um dos macronutrientes essenciais do nosso corpo, sendo necessário em grandes doses diárias, e que pode ser obtido através de uma alimentação saudável e balanceada.

Por que ele é importante?

O cálcio é o mineral mais comum e abundante no corpo e é encontrado principalmente nos ossos e dentes, e em quantidades bem menores também  no sangue e tecidos moles. Nossos ossos são feitos de cálcio e fosfato, e quando eles ficam frágeis, principalmente por falta desses elementos e também de vitamina D, que é a precursora do elemento, é causada a osteoporose, que também pode ser causada por fatores hereditários, falta de exercícios físicos e fatores hormonais. Por isso é necessário a prevenção dessa doença ingerindo as doses necessárias diárias de cálcio através da alimentação.

A vitamina D é quem ajuda o organismo a absorver ao máximo o cálcio, e esse, por sua vez, ajuda a vitamina K com a função de coagulação do sangue, nas funções de regulação da pressão sanguínea e pode ser útil também na redução da hipertensão moderada, funções de muitas reações das enzimas dentro e fora das células, funções de condução de impulsos nervsosos, na secreção hormonal, e na contração do coração. Além disso ele interage com zinco, magnésio, vitaminas D e K, ajudando a limitar a absorção de chumbo pelo organismo.

Onde é encontrado?

O cálcio está disponível em muitos alimentos, apesar de as pessoas associarem ao leite quando pensam na substância, os seus derivados, como o queijo é realmente uma boa fonte desse mineral, porém tem alto teor de gordura saturada, o que é prejudicial a boa saúde. Uma alimentação saudável e variada é o necessário para conseguir o máximo de absorção do cálcio, cerca de 30% de todo o cálcio que ingerimos consegue ser absorvido pelo corpo.

Por isso o ideal é que tenhamos uma dieta saudável com equilíbrio de alimentos de todos os tipos, sem faltas nem excessos. Os alimentos que são maiores fontes de cálcio são os derivados do leite, como queijo, o próprio leite e iogurtes, peixes como salmão e sardinha, feijão, tofu, grãos integrais, vegetais verde-escuros, amêndoas e o brócolis.

Quanto devo ingerir?

A ingestão diária recomendada depende da fase da vida, crianças e adolescentes em fase de crescimento devem consumir entre 1200 e 1500 mg por dia, mulheres grávidas e lactantes precisam de cerca de 1200 mg ao dia e mulheres na menopausa cerca de 1300 a 1500 mg por dia. Uma pessoa na fase adulta precisa de cerca de 1000 mg/dia do nutriente.

Algumas dicas

  • O ferro e o sódio se ligam ao cálcio fazendo ele não ser absorvido, por isso quando ingerir alimentos que contenham esses minerais (carnes vermelhas contém ferro e sal de cozinha contém sódio), espere cerca de duas horas para ingerir alimentos que contenham cálcio, para uma melhor absorção;
  • O cálcio ajuda a reduzir a acidez do organismo, por isso deve-se evitar refrigerantes, vinagre, pimenta e frutas cítricas para que o que se consume de cálcio no dia seja suficiente;
  • Para quem tem deficiência de cálcio, o ideal é evitar alimentos como cenoura, rabanete, mandioca e espinafre, pois eles são ricos em um ácido que ligado ao cálcio podem causar pedras nos rins;
  • A vitamina D é precursora do cálcio no organismo, ou seja, ajuda a absorver mais o mineral. Por isso a exposição solar é essencial para ajudar na absorção do cálcio.

A recomendação é que consuma em sua dieta alimentos que supram as necessidades diárias de cálcio no organismo, garantindo assim uma vida mais saudável.

(Visited 3.940 times, 1 visits today)
Share

1 Comment

  1. gosteiii muito dessa pesquisa

Trackbacks/Pingbacks

  1. Frutas,Legumes e Verduras « DinamiCCa - [...] e na diminuição do colesterol ruim. Além disso também é rico em vitaminas A e B, fósforo, cálcio e potássio.Para …

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>