Que tal um pinhão nesse friozinho?

Share

Com o inverno chegando, nada mais saboroso e apetitoso do que um pinhãozinho feito na chapa, ou na água. Humm, eu adoro! O pinhão é semente da araucária, árvore símbolo do Paraná, que infelizmente está em extinção.

Muito consumido na época de festas juninas, o pinhão é uma semente de sabor acentuado, macia, e muito apreciada. É altamente calórica, por isso deve ser consumida com moderação, mas quem que resiste?

O pinhão pode ser feito na chapa do fogão a lenha (para quem tem esse privilégio de ter um em sua cozinha!), ou na chapa do fogão a gás mesmo, pode ser utilizado em receitas doces ou salgadas, mas quando é cozido na água é espetacular, festa junina sem pinhão não é festa junina.

Além de ser saborosíssimo, o pinhão possui diversas propriedades nutricionais. Ele é rico em ferro, manganês, zinco, fósforo, magnésio e cálcio, e também contém quantidades significativas das vitaminas do complexo B e vitamina C, além de fibras e proteínas.

Estudos indicam que o consumo regular de pinhão ajuda a prevenir doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, ajuda a controlar o diabetes e o colesterol. Também é útil para quem tem problemas de osteoporose e descalcificação. É também um ótimo alimento para a nutrição cerebral, graças a quantidade de zinco e vitaminas do complexo B que ajudam a nutrir as células do sistema nervoso central.

Apesar de todos esses benefícios, vale lembrar novamente que o pinhão é bem calórico, cada semente tem aproximadamente 20Kcal, por isso consuma com moderação, pois o consumo exagerado faz engordar!

 

(Visited 17.718 times, 1 visits today)
Share

5 Comments

  1. Correção: o pinhão é a semente da Araucaria, este tipo de árvore não produz frutos, sao Gimnospermas.

  2. excelentes dicas, estava fazendo uma pesquisa sobre o pinhão e estas dicas ajudaram muito.
    obrigado

  3. Eu faço sopa de pinhao.

  4. EXCELENTE ALIMENTO, FUI CRIADO COMENDO PINHÃO EM NOVA PÁDUA E ERECHIM, SEMPRE QUE POSO COMER PINHÃO E COM UMA CERVEJINHA, É TRI LEGAL TCHÊ…

  5. O site de vcs. me levou a comprar o pinhão. mui obrigado!

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>