Quais os benefícios do cacau em pó?

Share

Cacau em póComo o cacau em pó é um componente da ração humana, assunto já tratado aqui no blog, muita gente está se perguntando para que ele serve. Além de ser um estimulador do hormônio serotonina, que é o hormônio do em estar, ele tem muitas outras características importantes.

Como todos sabemos, é a partir do cacau que o chocolate é feito, embora o consumo de chocolate também proporcione prazer, graças ao estímulo à produção de serotonina, no chocolate são incluídos diversos ingredientes que o fazem ficar mais gorduroso, açucarado e calórico, isso pode causar obesidade e o consumo em demasia até problemas de coração graças a elevada quantidade de gorduras consumidas.

O cacau em pó possui ainda diversas vitaminas e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, vitamina C e vitamina E, além de uma alta concentração de fibra dietética, cerca de 30%. Também contém proteínas e seu valor calórico é definitivamente muito mais baixo em relação ao chocolate.

Ao consumir chocolate é preferível a escolha do amargo. Isso se deve ao fato de que nesse tipo de chocolate existe maior concentração de pedaços de cacau, isso o faz ser menos gorduroso e mais saudável.

Estudos mostram que o cacau em pó tem duas vezes mais antioxidantes que o vinho tinto e três vezes mais do que o chá verde, que já é um super antioxidante. Ele é composto de muitos flavonóides, fitoquímicos e fenólicos, substâncias nutracêuticas que ajudam a prevenir câncer e doenças do coração, entre outras doenças.

O  cacau em pó pode substituir ingredientes como chocolate em pó, em bolos, mousses, brigadeiros, deixando tudo com um gosto mais forte porém não menos agradável, além de, óbvio, ser muito mais saudável. No inverno substitua seu tradicional chocolate quente por leite e cacau em pó. O gosto diferenciado valerá a pena para sua saúde!

Voltando ao assunto da ração humana, o cacau é contra indicado para pessoas diabéticas, isso porque ele é doce, ou seja, contém açúcares, que são contra-indicados para quem desenvolveu esta doença. Por isso é recomendado que retire este ingrediente da mistura da ração.

Você já experimentou alguma receita com cacau em pó? Qual foi sua sensação? Deixe sua opinião!

Um abraço e até a próxima!

(Visited 26.118 times, 1 visits today)
Share

17 Comments

  1. Tenho uma duvida, o cacau 100% não contém açúcar, ele pode ser conumido por pessoas diabeticas?

    Obrigada,

  2. Olá, gostaria de saber se cacau em pó contém ou não lactose, pois tenho 100% de intolerância e gostaria de tomar c/ leite de soja,os produtos q vi no mercado, não tinha essa informação na embalagem, aguardo resposta, obrigada.
    Vilma, Bragança Pta.

    • @Vilma: Olá Vilma!
      O Cacau não contém lactose, mas seu consumo deve ser moderado, apesar de menos calórico que o chocolete em pó, mas tem cafeína e pouco de açúcar frutose.
      Um abraço!

  3. Olá!

    Tenho a mesma dúvida da Rosalina! Estou um pouco acima do peso, estou consumindo a Ração Humana a 2 semanas, faço academia 2 a 3 vezes por semana, e estou cuidando no restante da alimentação, fui no médico no início do mês de julho, foi lá que descobri a ração, eu estava com o colesterol um pouco alterado, preciso ir lá novamente fim do mês de Agosto para ver se vou precisar de medicamento para controlar o colesterol e triglícerideos.

    Obrigado

  4. Ola! A cerca de um mes a nutricionista de minha filha sugeriu a troca do achocolatado pelo cacau em pó no início estranhamos um pouco,mas agora uso para fazer bolo de chocolate,coberturas,etc…o sabor é muito melhor recomendo o uso, pois,além de mais saudável é muito gostoso.

  5. Assisti em determinado programa que o uso do cacau em pó em jejum, diluido em agua ou suco, produz uma fonte de energia e bem estar. Esta informação é correta e quias são os riscos do seu uso, mesmo, em pequenas proporções, diariamente, conforme a matéria. Obrigado

  6. Serotonina é um neurotransmisor nao um hormonio.

    acho q escapou ai.
    Neurotransmissores são substâncias químicas produzidas pelos neurônios, as células nervosas, por meio das quais elas podem enviar informações a outras células. Os neurotransmissores agem nas sinapses, que são o ponto de junção do neurônio com outra célula. Essas substâncias atuam no encéfalo, na medula espinhal e nos nervos periféricos e na junção neuromuscular ou placa motora.

    Hormônio é uma substância química específica segregada pelo sistema endócrino, que é produzida num órgão ou em determinadas células do mesmo e é libertada e transportada diretamente pelo sangue ou por outros fluidos corporais. A sua função é exercer uma ação reguladora (indutora ou inibidora) em outros órgãos ou regiões do corpo

    adorei o blog

    • Serotonina, dopamina, tiroxina, adrenalina, triotironina, noradrenalina, cortisol e outros mais, são hormônios.

  7. Há quase um mês venho consumindo cacau amargo 70% em pó.minha dúvida é quanto a dcse diária.obrigada!

  8. O cacau em pó pode ser consumido a noite?
    isso é: tira o sono?
    Eu tomo nutryorac com cacau de manhã e fico mais ligada, e se tomar a noite?

  9. Tenho 48 anos 70 kilos Academia 5 dia semana. Qual quantidade cacau tomar por dia

    • Obrigado

  10. Sou prdiabetico. Posso consumir cacau em pó ?

  11. Fiz brigadeiro com leite zero lactose e com cacau. Ficou mto bom. Mais so posso comer por dia e na parte da manhã porque tira meu sono.

  12. Posso colocar cacau em pó no leite do meu filho 2 vezes por dia no lugar do n escala

  13. Me desculpe no lugar do nescal

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>