Os tipos de alimentos e suas funções

Share

Alimentos saudáveisDiariamente nosso corpo necessita de quantidades de todos os tipos de alimentos. Cada tipo tem sua função específica no funcionamento saudável (ou não) do organismo. Veja a seguir as características de cada um dos tipos.

Grãos inteiros

Ricos em carboidratos, eles são a fonte de energia para o corpo. As melhores fontes desses nutrientes são os grãos inteiros de cereais como a aveia, trigo e arroz integral. O ideal é não consumir os grãos refinados, como a farinha branca, pois o corpo os digere muito rápido, fazendo com que o açúcar do sangue e os níveis de insulina subam rapidamente, o excesso pode causar diabetes tipo 2. Por isso é preferível os grãos não processados ou integrais. Há estudos também comprovando que o consumo desses grãos ajudam a prevenir doenças do coração.

Frutas e Vegetais

Esses dois grupos de alimentos trazem diversos benefícios à saúde: diminuem o risco de ataques cardíacos, ou AVC (acidente vascular cerebral), protegem contra alguns tipos de câncer, pressão alta, catarata, degeneração macular, que são as principais causas de perda da visão em pessoas com mais de 65 anos.

Nozes, sementes, feijões e Tofu

Estes alimentos vegetais são excelentes fontes de proteínas, fibras, vitaminas e minerais. As nozes contêm gorduras saudáveis que fazem bem ao coração.

Gorduras

Nosso corpo precisa também de gorduras para sobreviver. Mas essas gorduras são as boas gorduras, ou seja, gorduras insaturadas, encontradas nos óleos de oliva, canola, soja, milho, girassol, amendoim e outros óleos vegetais, nozes, sementes, abacate e peixes gordos como o salmão. Elas não só ajudam a baixar os níveis de colesterol (quando são ingeridas no lugar de carboidratos processados), mas também protegem o coração contra doenças.

Peixes, aves e ovos

São importantes fontes de proteínas. Uma vez que os peixes são ricos em ômega-3 e gorduras saudáveis, são ótimos para evitar doenças cardíacas. Aves possuem baixa quantidade de gordura saturada. Quanto aos ovos, a clara é mais saudável e são ótimas fontes de proteínas.

Laticínios

São ótimas fontes de cálcio e vitamina D,  necessários para a formação dos ossos. O ideal é escolher alimentos light, com pouca gordura, pois os integrais, como o leite integral, possui muita gordura saturada.

Evite carne vermelha e manteiga

Comer muita carne vermelha pode aumentar o risco de câncer de cólon, e a manteiga também contém muita gordura saturada, por isso é importante não comer esses alimentos todos os dias, e sim trocá-los por peixe, frango ou feijão, pelo menos três vezes por semana.

Evite grãos refinados, pão branco, arroz e massas, batata, doces e bebidas açucaradas e sal

O consumo inadequado desses alimentos pode causar aumento de peso, diabetes, doenças cardíacas e outras doenças crônicas. O uso exagerado do sal pode causar derrames e ataques cardíacos.

Ingerindo os alimentos certos e as quantidades certas, e evitando os que fazem mal, podemos conviver bem com nosso corpo na mais perfeita saúde e bem estar.

Um abraço e até a próxima!

(Visited 48.915 times, 1 visits today)
Share

12 Comments

  1. Gostaria de receber emails sobre o assunto sempre que possivel.(nutrição)

    Grata

  2. É sempre bom se manter informado sobre estes assuntos!

  3. bom e otimo té um boa saude entao fico muito feliz com esse assuntos!!!!

  4. é muito bom esse assunto sobre nutrição

  5. Muito bom.

  6. É sempre bom estar informado

    • Ninguém quer saber da sua família não.

  7. É boa fonte, ajudoumi imenso, e axo q pode ajudarvus tambem.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>