O porquê de uma Alimentação Saudável

O porquê de uma Alimentação Saudável
Share

Ter uma dieta saudável significa comer bem, de forma equilibrada, alimentos que propiciem todas as substâncias necessárias para que nosso organismo funcione bem, e tenhamos uma vida mais saudável. Comer é uma ação extremamente importante e que necessitamos fazer todos os dias, várias vezes ao dia preferencialmente. O problema é conseguir ter uma alimentação que seja o mais saudável possível. Para conseguir isso, precisamos saber escolher o que comemos, medir a quantidade do que comemos, poder comer sem pressa, saber como preparar os alimentos, e de preferência conhecer as propriedades nutritivas dos alimentos e o que cada um pode proporcionar no sentido de nutrição do corpo, cura e prevenção de doenças.

Não é fácil nos dias estressantes que levamos hoje conseguir fazer tudo isso. Concordo plenamente que é muito mais fácil ir a uma lanchonete e comer um cheeseburger do que ir para casa ao meio dia e preparar uma bela salada com muitas verduras e legumes junto com um arroz integral.

Claro que uma alimentação saudável não exige que você vire vegetariano ou só coma produtos orgânicos, mas é preciso, antes de mais nada, comer bem. Isso quer dizer que devemos ter um equilíbrio entre tudo o que comemos e não devemos exagerar em nada, principalmente no que realmente faz mal à saúde, como frituras, doces e alimentos gordurosos. Além disso, é importante complementar a alimentação com a prática freqüente de exercícios físicos.

A dieta considerada saudável não é aquela feita para perder peso, entende-se aqui por dieta tudo o que consumimos durante o dia, e essa dieta deve ser variada, composta de alimentos que proporcionem vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, fibras, cálcio e gorduras (boas) para o organismo, não exagerando em nada e também não deixando faltar nada.

Para conseguir ter uma alimentação saudável, é necessário, antes de tudo saber o que comemos, porque comemos, se estamos com falta de algum nutriente, ou excesso de outro, se levamos uma vida sedentária, se estamos no peso ideal e muitos outros fatores que podem contribuir para a escolha de uma dieta perfeita.  É possível sim ter uma vida melhor e mais longa se mudarmos nossa maneira de comer e consumirmos alimentos que ajudam a prevenir doenças e ao mesmo tempo que deixam nosso corpo mais equilibrado e saudável.

No próximo post: Como começar a mudar os hábitos alimentares?

(Visited 831 times, 1 visits today)
Share

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>