Mexerica: a fruta perfeita!

Share

Nesta época do ano as polcãs estão extremamente doces e saborosas, são suculentas e contém diversas vitaminas e minerais. São conhecidas por vários nomes em diversas regiões, como mexerica, vergamota, mimosa, tangerina entre outros. Existem vários tipos, uns são maiores e com casca mais grossa, outros são menores com a casca mais verde e fina, mas as propriedades de todos são excelentes e todas deliciosas.

As propriedades nutricionais

É rica em vitamina C, muito recomendada principalmente para prevenir gripes e resfriados, a mexerica também deve ser consumida por fumantes, pois ao fumar a pessoa perde quase que totalmente seus estoques de vitamina C, e a mexerica ajuda a repor com qualidades esses estoques.

Ela é rica em pectina, contém fósforo, ferro, enxofre, magnésio, potássio e cálcio, além de fibras, flavonóides e ácido fórmico, que age como um dissolvente sobre inflamações.

As propriedades medicinais

Além de prevenir a gripes e resfriados, graças a sua vitamina C, também ajuda a baixar o colesterol, reduz riscos de doenças cardíacas, assim como cálculos biliares, combate a osteoporose e por ter absorção lenta e ser rica em pectina é uma excelente fruta para diabéticos, pois não deixa aumentar as taxas de glicose após as refeições. A ingestão de vitamina C contida na fruta ajuda a prevenir câncer de cólon e reto.

Sua casca contém limonóides, substâncias que podem prevenir a proliferação de tumores e evitar os danos das substâncias tóxicas nas células do organismo.

Ajuda a combater a prisão de ventre, pois é rica em fibras. Os flavonóides combatem o infarto, inibem o crescimento de células cancerosas, principalmente no pulmão e na próstata, além disso eles favorecem a absorção da vitamina C, melhoram a secreção dos sucos intestinais e o movimento peristáltico.

É incrível como funciona a sinergia dos alimentos, comprar a vitamina C em cápsulas e consumi-la sozinha não é a mesma coisa que consumir a vitamina C da fruta, que já vem com uma centena de outras substâncias que juntas fazem toda a diferença!

Ainda por cima a mexerica ela não engorda e possui apenas 50 Kcal em cada 100 gramas. É ou não é uma frutas perfeita?

Um abraço e até a próxima!

(Visited 34.564 times, 1 visits today)
Share

5 Comments

  1. The easiest way to shift data files from the personal computer for you to ipad/iphone as well as a la inversa is actually iFunbox a terme conseill simple to operate system that you can simply locate in the internet.

  2. Perguntei porque os gomos das tangerinas estão secos, sem suco, este ano. Não encontrei nenhuma resposta.

    • Os que tenho comprado estao uma delicia!!!!
      Doces e suculentas.

    • A falta de suco de nas mexericas Ponkan ocorre por vários fatores. Epoca de colheita, falta de chuvas entre outras. Mas o principal é a variedade em que foi feito o enxerto.

  3. Adoro casca de laranjas assim como as próprias…quero saber se ingerir a casca da mexerica ponkan e de todas as laranjas posso engordar visto que tenho notado aumento de peso.obs como quase 1/2dz ao dia casca e polpa.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>