Conheça os Alimentos Funcionais e o bem que eles fazem para a sua saúde

Conheça os Alimentos Funcionais e o bem que eles fazem para a sua saúde
Share
Com o stresse e correria do dia-a-dia acabamos por ingerir alimentos pobres em vitaminas e minerais e consumindo apenas produtos industrializados. Mas todos sabemos que devemos consumir alimentos saudáveis e praticar atividades físicas para aumentarmos nossa longevidade.
Os alimentos funcionais são alimentos especialmente saudáveis, que ingeridos com regularidade na dieta alimentar, proporcionam melhorias no metabolismo e ajudam a prevenir doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.
Esses alimentos possuem componentes ativos, chamados nutracêuticos, que ajudam na promoção da saúde, tanto física quanto mental. Esses componentes podem ser encontrados tanto em frutas, vegetais e cereais integrais, quanto em produtos específicos encontrados à venda no mercado.
Mesmo sendo mais fácil comprar produtos que já possuam todas as substâncias encontradas nos alimentos funcionais, uma dieta balanceada, contendo todos os tipos de alimentos que contenham essas substâncias ajudam a manter a saúde em dia e a prevenir muitos tipos de doenças degenerativas.

Quais são os alimentos funcionais?

Na verdade não são os alimentos que são funcionais, mas sim os componentes deles que possuem as características de beneficiar a saúde e prevenir doenças.
Alguns exemplos são os tomates, que são ricos na substância chamada Licopeno, que por ser precursor da vitamina A ajuda a combater o câncer de próstata. Outro exemplo é o brócolis, que é rico em substâncias antioxidantes e ajuda principalmente a prevenir câncer de bexiga e a degeneração macular. Já o consumo regular de peixes ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, graças a sua alta dosagem de ácidos graxos ômega 3.
Existem muitos outros alimentos considerados funcionais que devem ser incluídos na dieta diária para reduzirem o risco de doenças.Alguns exemplos são a soja e seus derivados, mamão, linhaça, aveia, acerola (pela sua alta ação antioxidante graças a grande quantidade de vitamina C), azeite, cenoura, arroz integral, milho, chá verde e folhas verdes.

Quais são as substâncias funcionais encontradas nos alimentos?

Diversos tipos de alimentos possuem diversos tipos de substancias que são boas para a saúde, eis aqui uma breve lista do nome das substâncias e em que elas ajudam a saúde:
ômega 3: prevenção de doenças cardiovasculares, auto-imunes e inflamatórias, aumenta o colesterol bom (HDL) e diminui o colesterol ruim (LDL);
Flavonóides: antioxidante, ajuda a reduzir o nível de colesterol (LDL) e ajudam a melhorar os sintomas da menopausa.
Catequinas: antioxidante e previne alguns tipos de câncer;
Isoflavona: ajuda a melhorar os sintomas da menopausa, reduz o risco de doenças cardiovasculares, osteoporose além de câncer de mama e próstata;
Licopeno: antioxidante que evita a oxidação do LDL, prevenindo assim doenças cardiovasculares, também previne contra câncer de próstata;
Luteína: ajuda a manter o bom estado da visão;
Probióticos: ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, e reduz o risco de câncer de cólon, o mais conhecido é o lactobacilo;
Existem muitas outras substâncias e muitos outros alimentos funcionais que as contém, mas o importante é ter em mente que se mudarmos nossa alimentação e deixarmos de ter uma vida sedentária, é possível viver uma vida com saúde, sem doenças e muito mais longa!
No próximo artigo: Alguns nutracêuticos e suas fontes na alimentação
(Visited 1.362 times, 1 visits today)
Share

1 Comment

  1. Hi there JacqueI too are already studying the various adjustments upon Workboxes but they have determined with our old children they will may require the actual reminder, they will are very effective originating from a record (at several stage children ought to exchange with a to-do list). I obtain one query though i havent acquired close to to help questioning anyone consequently I will inquire an individual. Because you understand method to work I had have an interest to learn how long15411 it will require to help fill in the particular cardboard boxes each night? Adore to hear back of your mouth thoughts is broken way up as well as taking place.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>