Como começar uma alimentação saudável?

Como começar uma alimentação saudável?
Share

Não é fácil trocar nossa alimentação normal, cheia de gorduras, frituras e doces por uma dieta saudável, rica em frutas, verduras e alimentos funcionais. Para conseguir mudar os hábitos alimentares, precisamos reaprender a comer, trocando tudo o que faz mal para o organismo pelo o que faz bem, mas podendo sim ainda comer o que mais gostamos, desde que seja em quantidades moderadas. Pois o princípio de uma alimentação mais saudável é o equilíbrio entre a variedade e a quantidade.

O equilíbrio quer dizer que devemos comer somente quando estamos com fome, a variedade, que devemos ingerir alimentos de todos os grupos alimentares e a quantidade que, se comer todos os alimentos com moderação, poderá sempre saboreá-los, sem precisar fazer restrições na dieta. Seguindo esses princípios básicos é possível comer bem, e ter uma saúde perfeita.

Se ingerir sempre alimentos saudáveis, conseguirá obter o perfeito equilíbrio entre todas as vitaminas, minerais e outros nutrientes que seu corpo necessita com muito mais energia. Além disso ela ajuda na prevenção de doenças como câncer, osteoporose, doenças cardíacas, diabetes, colesterol alto e pressão arterial elevada.

Mudar seus hábitos alimentares para uma alimentação mais saudável não quer dizer fazer dieta, e sim mudar para que possa usufruir dos benefícios dos alimentos pelo resto da vida. Mesmo porque ninguém faz dieta a vida toda, elas são  temporárias, são feitas apenas até alcançar o peso ideal, e muitas vezes depois que ela termina o peso volta ao normal. Já mudando os hábitos alimentares e praticando atividades físicas é perfeitamente possível perder e manter o peso ideal, sem se torturar com as dietas de emagrecimento.

Tornar a alimentação mais saudável não é fácil. Primeiro é preciso ter motivos para isso. Esses motivos podem ser mesmo ter uma vida mais longa e saudável, se sentir melhor, prevenir doenças ou até mesmo dar exemplo aos seus filhos. Independente do motivo, a dica é não querer mudar tudo de uma vez: faça aos poucos, estabeleça metas que podem ser alcançadas a curto prazo, como por exemplo comer uma fruta por dia, ou doces só em fins de semana. Aos poucos sentirá a diferença em seu organismo e ficará mais fácil mudar outras coisas.

Outra dica importante é que outras pessoas com quem você convive ajudem em suas mudanças. Se é casada, peça para seu marido também mudar os maus hábitos, tendo alguém para compartilhar a mudança é bem mais fácil do que fazer isso sozinho. Se toda a família tiver a consciência dos benefícios que a mudança para uma alimentação saudável podem trazer a médio e longo prazo, será mais fácil para todos se adaptarem. Mas não esqueça de de as mudanças devem ser gradativas.

No próximo artigo: Estratégias de uma alimentação saudável

(Visited 1.035 times, 1 visits today)
Share

1 Comment

  1. Hello George, I would rather that folks run into this inside indigne surroundings inside GetListed. org Reference area instead of about third-party websites. I realize this kind of runs table to many recommendations to get scattering something through social media.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>