As propriedades do vinagre de maçã

Share

Já falamos dos incríveis benefícios da maçã aqui no blog, e hoje vamos falar sobre um de seus derivados: o vinagre!

O vinagre de maçã é feito através da fermentação da fruta in natura e depois é oxidado para virar o ácido acético, como qualquer outro vinagre. Mas, diferente dos vinagres comuns, este vinagre especial é uma poderosa fonte de ácidos orgânicos, enzimas, minerais e complexos vitamínicos benéficos ao nosso organismo. Graças a isso ele é usado para manter a boa forma, evitar doenças, rejuvenescer o corpo e aumentar o sistema imunológico. São tantas as indicações que em um post só vai ser difícil conseguir citar todas!

As propriedades nutricionais

O vinagre de maçã contém mais de trinta elementos nutricionais, destacando-se entre eles a vitamina B12, ácido fólico, ferro e potássio. Também possui enzimas essenciais e diversos outros minerais como fósforo, cloro, sódio, magnésio, cálcio, enxofre, fluor e sílicio.

Também contém betacaroteno, antioxidantes, aminoácidos essenciais, é fonte de pectina, ácido que ajuda a aumentar a sensação de saciedade e diminuir o apetite, além de auxiliar nos processos digestivos e diminuir o colesterol, ajudando assim nas dietas de emagrecimento. Contém ainda ácido málico, que sintetiza as reações químicas dentro das células para a produção de energia em nosso corpo.

As indicações do vinagre de maçã

Ele é mais conhecido por ser coadjuvante nas dietas de emagrecimento, já que, como dito acima, possui pectina, além de fibras. Mas quem pensa que ele só serve para isso está meramente enganado: ele possui inúmeras indicações para as mais diversas doenças e males, mas, acima de tudo: ajuda na manutenção da saúde, combate o envelhecimento eliminando os radicais livres, proporciona uma ótima qualidade de vida e uma maior longevidade!

Ele combate as bactérias nocivas no aparelho digestivo, evita prisão de ventre, reduz o colesterol, ajuda na absorção de nutrientes e na desintoxicação eliminando substâncias tóxicas do intestino e do fígado, é diurético, possui qualidades antiinflamatórias e antibióticas, controla o ph do sangue e da pele.

Como se tudo isso não bastasse, ele também ajuda no tratamento de diversas doenças como anemia, artrite, asma, cãibras, calos, caspa, catarata, coceira, cravos e espinhas, dor de garganta, dor de estômago, flatulência, é regulador do peso, ativa o metabolismo, hemorragia, intoxicações, infecções de rins e bexiga, entre  muitas outras.

Pesquisas revelaram que o Mal de Alzeimer está associado a carência de cálcio e vitamina B12, podendo o vinagre de maçã ajudar a retardar essa doença.

Como consumir o vinagre

O uso sugerido é de uma a duas colheres do vinagre para meio ou um copo de água três vezes ao dia, antes ou depois das refeições. Para emagrecimento o ideal é tomá-lo antes das refeições. O gosto não fica muito ácido se misturado em água, mas se mesmo assim não se adaptar é possível adoçar com mel.

O vinagre de maçã também pode ser usado para cuidar dos cabelos, deixando-os com mais brilho,  sedosos e macios, além de tratar a caspa. Para isso usa-se o viangre diluído em água para fazer o último enxágue quando lavar o cabelo.

Por ser um produto natural, os resultados virão com o tempo, o importante é não parar de ingeri-lo diariamente.

O vinagre natural de maçã pode ser encontrado em casas de produtos naturais, também é possível encontrar em lojas online.  Ele também é encontrado em cápsulas.

Um abraço e até a próxima!

(Visited 2.849 times, 1 visits today)
Share

1 Comment

  1. nossaaa;;quem diria q o vinagre de maça seria tão util…parabensss pra vcs q estao por tras do blog..por nos trazer tantas informaçoes..bjus*-*

Trackbacks/Pingbacks

  1. Nutrição para o olho da mente: Alimentos para reativar sua glândula pineal | A Luz é Invencível - […] Vinagre de maçã é rico em ácido málico tornando-se um grande tônico para desintoxicar o corpo todo incluindo a …
  2. Pineal | JORNADA PARA UMA NOVA VIDA - […] Vinagre de maçã é rico em ácido málico tornando-se um grande tônico para desintoxicar o corpo todo incluindo a …
  3. Glândula pineal: Nutrição Para o Olho da Mente ! | o despertar mental - […] Vinagre de maçã é rico em ácido málico tornando-se um grande tônico para desintoxicar o corpo todo incluindo a glândula …

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>