As propriedades benéficas da aveia

Share

AveiaMais um alimento funcional que faz parte da receita da ração humana, a aveia possui propriedades excelentes para baixar o colesterol, regular o instestino, prevenir câncer de instestino, perder peso, auxiliar no tratamento de diabetes, e prover diversos minerais e vitaminas para quem consome.

Os benefícios

Graças a quantidade de fibras que a aveia possui, seu consumo regular faz com que o intestino funcione corretamente, absorvendo os nutrientes que o organismo necessita e deixando de ser preguiçoso.

Para os diabéticos, as fibras da aveia juntam-se ao açúcar dos alimentos, fazendo-o cair mais lentamente na corrente sanguínea. Para quem tem colesterol alto a aveia é uma ótima aliada na redução do LDL, pois suas fibras são solúveis em água e se transformam em um gel que faz com que as gorduras não se depositem nas artérias, ajudando a baixar os níveis de colesterol ruim, prevenindo doenças do coração e também  de câncer de intestino.

Além disso essas fibras dão uma sensação de saciedade mais rápida, fazendo a pessoa comer menos e conseqüentemente emagrecer. Também é eficaz na prevenção de hipertireoidismo, pois estimula a tireóide.

Também é útil para diversas outras moléstias como infecções urinárias (cistites e uretrites), dores musculares (utilizada sobre a pele), problemas de pele como eczemas, enxaquecas e insônias. Também funciona como energético para atletas e pessoas com altos desgastes físicos e mentais, e ajuda no desenvolvimento do feto em mulheres grávidas.

As vitaminas e os minerais

Além das fibras, a aveia é uma ótima fonte de vitaminas e minerais. Cálcio, ferro, cobre, zinco, magnésio, fósforo e manganês são encontrados em abundância no cereal, e também as vitaminas E e as do complexo B e proteínas. É um cereal completo.

Como e onde é encontrada

A aveia é encontrada em farelo, flocos e farinha, sendo que o consumo do farelo é ligeiramente mais nutritivo que as outras duas versões, porém todas as três possuem as mesmas características  benéficas para o organismo.

Por se tratar de um cereal que contém um pouco mais de gorduras que os demais, é recomendável comprar a quantidade necessária para o consumo em curto tempo. A conservação dela por muito tempo pode a tornar rançosa. Prefira as compradas em embalagens a vácuo, ou a granel, em uma casa de produtos naturais de sua confiança.

Um abraço e até a próxima!

(Visited 18.235 times, 1 visits today)
Share

3 Comments

  1. Bem isto o seu blogue parece um Ferari. Espectacular!
    As dicas sobre como melhorar nossa qualidade de vida são sempre muito bem vindas.
    A Sandra se tivesse tempo bem me podia compilar um E-Book de alguns poemas para adoçar o meu blogue…
    Um abraço

    • @antonio pereira: Olá Antonio!
      Obrigada pela visita!
      Pela demora da resposta pode ver que estou sem tempo mesmo. Mas devo ter ainda algum programa aqui que posso te enviar para compilar um e-book de seus poemas, na verdade você deve escrever tudo o word, depois é só gerar o pdf, qualquer coisa entre em contato pelo e-mail.
      Um abraço!

  2. Adoreiiii!!!!!
    naum sabiiia dos diversoso beneficios a Aveia traz!!!!

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>